quarta-feira, 26 de março de 2008

SAÚDE - Um fenômeno natural chamado Menopausa

Divulgação

Quando chega aos 40 anos, uma das maiores preocupações das mulheres, é em relação à menopausa. Sua principal característica é a parada da menstruação, ou seja, é quando os ovários decidem parar de funcionar. A perda do desejo sexual, suor excessivo e calorões repentinos são alguns sintomas desse mal.
A mulher possui um hormônio chamado estrogênio, ele é o responsável pelo aparecimento dos sinais sexuais ainda na adolescência e as acompanha até a fase adulta. Com a chegada da menopausa, ele acaba perdendo força causando ondas de calor, diminuição na hora de distribuir a gordura, fazendo com que esta se localize inteiramente na barriga. Com seu aumento ele acaba alterando a irritabilidade e a depressão nas mulheres.
A menopausa é um fenômeno natural na vida da mulher, todos sabem que cedo ou tarde enfrentarão essa doença. A idade inicial para seu aparecimento é aos 40, mas nada impede que ele se manifeste após os 45, 50 anos. O seu tratamento é fundamental para melhorar a qualidade de vida da mulher. Ele acaba dando mais auto-estima na vida sexual, melhora as condições cardiovasculares e evita também a osteoporose, que acaba surgindo quando o hormônio não consegue mais produzir o cálcio necessário para os ossos. Porém, como qualquer outro procedimento ele acaba por ter algumas desvantagens como: volta da menstruação em algumas mulheres, possibilidade de Câncer de Mama. Cristina Guaita tem 50 anos e começou a sentir os sintomas há exatos dois anos, para ela o tratamento é fundamental. “Constatei que estava na menopausa, quando fiz o exame de hormônios. Meu tratamento é feito com adesivo que repõe o hormônio que não tenho mais.. Meu único incomodo é com o calorão que tenho diariamente, fora isso minha vida continua a mesma”.
O funcionamento hormonal começa a modificar alguns anos antes da menopausa. Algumas mulheres sentem diversas perturbações, tais como fadiga, afrontamentos, suores noturnos, nervosismo, dores de cabeça, sensação de tensão nos seios, palpitações cardíacas, irritabilidade, diminuição do desejo sexual, secura e comichão vaginal, dor durante as relações sexuais, vontade freqüente de urinar. Cada fase da menopausa tem sua explicação, como a Pré-Menopausa que ocorre alguns anos antes da última menstruação, a Peri-Menopausa é período compreendido entre a última menstruação e o decurso de 12 meses sem menstruações e a Pós-Menopausa, que é todo o período que se segue à última menstruação.
Para ter uma menopausa tranqüila, médicos dão algumas dicas:
* Tenha uma alimentação equilibrada e não demasiado rica;
* Renuncie aos excessos de tabaco e do álcool;
* Durma o suficiente;
* Pratique exercícios físicos. Cuide de si como merece.

Maju Guaita

Nenhum comentário: