sexta-feira, 14 de março de 2008

COMPORTAMENTO – A Arte de se doar


Todo mundo procura dar o melhor de si independente de qual seja a situação, seja no trabalho no relacionamento ou na vida familiar. O interessante é perceber que em meio a tanta correria cotidiana pessoas simples encontram tempo para se doar em prol de um único sentimento, o amor ao próximo.
Seja por uma inquietude interior ou por solidariedade a pessoa doa parte de seu tempo para vivenciar uma realidade que muitas vezes desconhece.
Em um trabalho acadêmico pude ver de perto o carinho e a participação das voluntárias do Hospital Erasto Gaertner. Elas fazem parte da Rede Feminina de Combate ao câncer, que conta atualmente com aproximadamente 250 voluntárias, a maioria já teve algum caso de câncer na família, as idades são variadas, mas a causa que elas abraçaram é a mesma.
Marlene Selbac, voluntária há quatro anos, conta que teve acesso ao trabalho através de uma amiga, desde então passa todas as quintas dedicando parte de seu tempo aos pacientes da melhor idade. “Eles necessitam de apoio, carinho, atenção e muito amor”, diz a voluntária.
Os Anjos Cor de Rosa, assim denominadas as assistentes atuam em dezenove setores do hospital, trabalham na parte de arrecadações de donativos, no auxilio a pacientes, na distribuição de lanches, na rouparia, até mesmo nas campanhas de prevenção da doença.
Mas a parte mais significativa disso tudo é que independente dos problemas pessoais estas pessoas ultrapassam dificuldades levando esperança, amenizando a dor de quem vive essa cruel doença tão comum na atualidade. Renovam energias, vencem preconceitos, levando sempre palavras de amor, carinho e acima de tudo fé.

Ana Maria Sampaio

Nenhum comentário: