sexta-feira, 7 de março de 2008

COMPORTAMENTO-Liberdade individual





Hoje uma das maiores conquistas da humanidade é a liberdade, estamos abertos ao novo e adquirimos o poder de fazer escolhas, de decidir entre o certo e o errado guardando em nossas mãos o poder de trilhar caminhos. O conteúdo filosófico da liberdade é inúmero, mas realmente temos consciência do que é a liberdade?
Quando sentimos algo não devemos guardá-lo ou reprimi-lo, mas sim expressa-lo, de forma a buscar explicações para romper os motivos de nossas tormentas. Se nos consideramos livre o que falta ao nosso ser?
A conquista da liberdade que custou a vida de milhares de pessoa atualmente é banalizada. O indivíduo não só ignora o real significado como também não faz bom uso.
Liberdade consiste no direito de ir e vir, nas preferências de cada um, na constante busca dos interesses particulares. Portanto temos o livre arbítrio e cabe a nós fazermos à diferença.
No mundo globalizado de hoje temos o dever de buscar a compreensão de todo e qualquer contexto, nos distinguindo das massas, procurando entender em profundidade da vida e seus acontecimentos.
È de extrema importância lembrar o respeito pelo espaço do outro contribui para um mundo melhor.
O ser humano gosta de fantasias e passa a acreditar cegamente nas mesmas, cria necessidades de crenças, porque isso os fascina e conforta.
Estamos presos a essa tal liberdade moderna, precisamos buscar nossa individualidade, questionando nossos conceitos, reformulando valores.

Ana Maria Sampaio

Nenhum comentário: