quinta-feira, 27 de março de 2008

CULTURA – Por trás da história, há sempre uma grande mulher Parte II

Ana Maria de Jesus Ribeiro, muito mais conhecida por Anita Garibaldi, é uma verdadeira heroína brasileira. Nascida em Laguna, Santa Catarina, no dia 30 de agosto de 1821, Anita, apesar de ser uma mulher de muita atitude e a frente do seu tempo, casou-se cedo, aos 14 anos com Manuel Duarte de Aguiar, que era um homem de origem humilde, trabalhava de sapateiro. O casamento durou apenas três anos, quando Manuel decidiu abandonar a esposa e se alistar no exército imperial.
Ana Maria conheceu então aquele que seria o seu eterno amor, e quem ela acompanharia até o fim de sua vida: o guerrilheiro italiano Giuseppe Garibaldi. A ocasiao não poderia ser pior, pois eles se conheceram em meio a Revolução Farroupilha, também conhecida como Guerra dos Farrapos. Giuseppe servia a República Rio-Grandense e participava da tomada de Laguna. Anita decidiu partir com o marido para os campos de batalha e fez várias demonstrações de bravura. Na Batalha dos Curitibanos, por exemplo, ela foi prisioneira mas conseguiu convencer o comandante do exército imperial a deixá-la procurar o suposto cadáver de Giuseppe. Num ato de coragem, Anita fugiu a cavalo, atravessou a nado o Rio Pelotas com o seu cavalo, chegou ao Rio Grande do Sul e encontrou o marido em Vacaria.
Em 1841, já com um filho, Anita e Giuseppe seguiram para Montevidéu no Uruguai, onde finalmente oficializaram a uniao, e Anita passou a se chamar Anita Garibaldi. Tiveram mais três filhos no Uruguai. Em 1847, a família seguiu para a Itália, onde Anita engravidou do quinto filho, mas nao resistiu a uma febre e faleceu grávida de seis meses, no dia 4 de agosto de 1849.
Uma mulher de coragem, dedicação, companheira, fiel, não poderia passar pela história sem deixar marcas. Em sua homenagem, existem dois municípios em Santa Catarina: Anita Garibaldi e Anitápolis. Em Porto Alegre existe uma rua com o seu nome e em Salvador e Curitiba existem avenidas batizadas de Anita Garibaldi.
(Letícia Padilha- Jorge Martins)

Nenhum comentário: