sexta-feira, 14 de março de 2008

Saber e conseguir dizer “não”

Comportamento


O medo da injusta reputação nos congela na hora da resposta, e muitas vezes cedemos por que queremos manter tudo tranquilo, mesmo que para isto seja necessário atropelar a nossa real intenção.

Saber dizer “não” nos dias de hoje é mais do que auto respeito, é demostração de coragem. Pois não é nada fácil negar a um pedido, geralmente do tipo que não se faz, mas só você percebe que não se faz, e ficar por isto mesmo. Normalmente não fica. A relação fica estremessida, e a desaprovação que você colherá a partir deste episódio pode fazer com que você pense que agiu errado. Só que aí é que está a grande sacada. Será mesmo que você errou? Será que poderia ter baixado a guarda e ter permitido que aquele colega se aponderasse de um bem pessoal para usufruto próprio mesmo se sentindo invadida? Deveria mesmo ter emprestado o que sua amiga pediu, sem titubear, mesmo passando por cima do seu desejo interior? E quando isto acontece no ambiente de trabalho? Correrá o risco de ter a fama de não ter espírito de equipe, o que é mal visto no mundo corporativo de hoje. Vale a pena correr este risco?
Vale. Antes se preservar de maiores abusos futuros, do que ceder por medo de perder a amizade. Se isto for o bastante para abalar a relação, se faz justo que a mesma termine. Em meio a isto, não raro que sua fama já seja a de pessoa esnobe e egoísta. Mas e daí? O fato de saber dizer não é uma tarefa difícil, quase impossível para a grande maioria das pessoas. Dizer sempre sim e ignorar a si mesmo é a não valorização pessoal.
Antes do veredicto reflita: Como é isto para mim? É para mim me sentir bem ou para fazer o outro se sentir bem e você ficar com aquele sentimento de ter sido aproveitada vulgarmente e passada para trás?
Se sentir na obrigação de assumir o sentimento dos outros, preocupando-se com o que o outro vai pensar de você é falta de estima própria.
Aprenda a ficar do seu lado. Amadureça e não se impressione com críticas. Logo constataremos que satisfazendo ou não o desejo do próximo, ainda assim não estará isento das más línguas. E ao invés de se abater com a crítica do outro, veja por outro ângulo, tente reaver o que seria o psiquismo e a pretensão do outro em julgá-lo. Nunca se contenta a todos. Só se dá valor a quem tem. Você se valoriza ou é vulnerável a críticas? Continua com medo de dizer um “não” ?
Certa vez o ex-presidente dos Estados Unidos John Kennedy falou:
“Eu não conheço o segredo do sucesso. Mas o segredo do insucesso é, com certeza, tentar agradar a todo o mundo.”
E é com base na sabedoria destas palavras e na experiência cotidiana que é melhor aprender a dizer “não” o quanto antes, assim que necessário for.


Por: Lina Costa

2 comentários:

Unknown disse...

Pô andei fuçando aqui e acabei encontrando algum assunto interessante na net... Bom sobre o assunto me senti no dever de comentar putz dizer não é necessário, mais as vezes a gente acaba se prendendo aos outros e nisso deixamos de ser nos mesmos... é foda... Parabens pelo blog muiito bacana a idéia de vcs futuros jornalistas hehehe tbém faço jornalismo hahah puxa saco da area aê liga não o ultimo coments.... vlw

Unknown disse...

Cacete, é isso mesmo que eu penso... Mas será porq a gente prefere dizer sempre a droga do sim heim... ow podia ser esse o assunto do proximo artigo heim... Aê