segunda-feira, 31 de março de 2008

POLÍTICA – Preconceito no século XXI


Parece uma velha e surrada questão. Mas quando vamos analisar mais detalhadamente podemos concluir que o tema é tão atual quanto já discutiram nossos pais e avós: O preconceito contra a mulher na política.
Hoje há, de certa forma, uma maior tolerância, mas ainda sentimos alguns a torcerem o nariz quando se fala na participação feminina. Tanto que nem as cotas mínimas dos partidos são devidamente preenchidas nas legendas eleitorais.
E você? Votaria numa mulher para presidente da República? Aqui cabe um questionamento, quando vemos mulheres como Gleisi Hoffmann anunciando a sua candidatura pelo PT à prefeitura de Curitiba ou então os acenos que aparecem com o nome de Dilma Roussef para a sucessão presidencial de Lula.
A Folha de S. Paulo publicou recentemente uma entrevista com a senadora Roseana Sarney, que por muito pouco não concorreu à presidência. A senadora vem de uma família política e tradicional. O pai dela é José Sarney, o ex-presidente que cumpriu o mandato de Tancredo Neves, morto antes de consolidar a sua posse.
A matéria falava que Roseana não sofreu preconceito quando começou a participar da política. Mas ela admitiu que sentiu que o processo de discriminação da mulher realmente existe. Na época que disputou o governo do Maranhão, em 1994, a pesquisa revelou que ela tinha 8% de rejeição pelo simples fato de ser mulher. As próprias maranhenses é que fizeram essa estatística, dizendo que não votariam em Rosane pela sua condição de mulher. Mas ela ganhou duas eleições depois.
Mas se medirmos com mais critério, vamos concluir que mulheres como Yeda Crusius, como ministra e no governo do Rio Grande do Sul foi sempre muito bem aceita. Um pouco mais adiante vemos Marta Suplicy e Luiza Erundina em São Paulo, Roseana no Maranhão e tantas outras mulheres que se sobressaem na política nacional.
O que comentar, por exemplo, do conhecimento e poder de argumentação da ex-senadora Heloisa Helena? E foi pensando nesta condição que estamos abrindo esta semana neste blog uma discussão com nossos leitores para saber: Você votaria numa mulher para presidente do Brasil? Veja as opções em nossa pesquisa. Vamos testar nosso público para ele opinar se há ou não preconceito quanto a participação da mulher na política brasileira. (Osni Gomes)

Nenhum comentário: