sábado, 15 de março de 2008

POLÍTICA – Marta do "relaxa e goza"

Uma frase da política feminina no Brasil que ficou marcada para sempre foi a infeliz manifestação da ministra do Turismo, Marta Suplicy, ao sugerir aos passageiros que enfrentavam o caos aéreo nacional nas filas dos aeroportos: “relaxe e goze”.
A animada brincadeirinha da ministra custou uma gigantesca repercussão nacional e quase serviu para desmoralizar o seu trabalho como integrante do primeiro escalão do presidente Lula. Mesmo com as desculpas pedidas ao povo brasileiro, o que sobrou do episódio foi a má repercussão. Até hoje a frase é lembrada como uma piada de mau gosto pronunciada num momento inoportuno.
Marta sempre foi uma mulher despachada, desde os tempos em que era comentarista da Rede Globo de Televisão no “TV Mulher”, apresentado por Marília Grabiela, e onde ela se sobressaiu como o modelo da mulher moderna. Dizendo coisas que a comunidade não estava acostumada a ouvir em público, sem dúvida ela quebrou tabus. Mas daí a ironizar a dificuldade que todos estavam vivendo nos aeroportos por falta da estrutura proporcionada pela má administração federal, sem dúvida, foi forte demais.
Faltou seriedade a ministra, enquanto os passageiros amaldiçoavam a estrutura do transporte aéreo brasileiro. No entanto Marta continua sendo um forte nome para disputas políticas. Fala-se na sua nova candidatura à prefeitura de São Paulo e até se cogitou no possível lançamento de seu nome para a sucessão presidencial. Nesta disputa nacional também aparece agora, com certa força, o nome de outra mulher: Dilma Rousseff. Isso mostra que a mulher continua ganhando prestígio. Mesmo quando ela comete deslizes, como aconteceu com Marta.
No Brasil ainda há certo preconceito quanto a participação feminina. Mas esse tipo de resistência precisa acabar. As provas estão à nossa volta com Verónica Michelle Bachelet Jeria, que ganhou a presidência do Chile com 53% dos votos ou mais recentemente Cristina Kirchner, que arrebatou as eleições presidências na Argentina. (Osni Gomes)

Nenhum comentário: