quarta-feira, 19 de março de 2008

SAÚDE - Cuidar das unhas é fundamental

Foto: Ana Carolina Jonson


Ao contrário do que muitos podem pensar as unhas não são apenas um complemento do corpo que tem como principal função proteger as pontas dos dedos ou aumentar a capacidade das mãos para pegar pequenos objetos. Além do aspecto estético, que também faz parte dos cuidados com a beleza e higiene, o que poucas pessoas sabem é que as unhas podem revelar o seu estado de saúde.
Composta basicamente de queratina, seu enfraquecimento pode estar envolvido com o hábito de fazer unhas todas às semanas, pois o
removedor de esmalte resseca as unhas, deixando-as quebradiças, sem brilho e com manchas brancas em sua superfície.
Porém segundo a dermatologista, Juliana Cahali, manter as mãos sempre bem feitas e com esmalte pode ressecar as unhas. "O ideal seria não pintar todas as semanas e sempre hidratar bem as mãos e as unhas", ensina. Para quem não consegue manter as pontas dos dedos sem esmalte, uma dica é retirar o esmalte dois dias antes de se refazer as unhas e hidratar bem as mãos. A estudante Ana Carolina Jonson faz as unhas de 15 em 15 dias, “para cuidar delas basicamente não faço nada, além de ir sempre a manicure. Eu lavo louça, limpo a casa e minhas unhas não estragam. Diferente de algumas amigas que acabam estragando alguns dias depois”.
A saúde revelada pelas unhas esta presente visivelmente como, por exemplo, os pontos esbranquiçados que são comuns e é resultado de traumatismo na matriz, ou seja, sua base. Já as hemorragias são causadas pelas rupturas de vasos que podem causar linhas verticais ou manchas arroxeadas. Um dos problemas mais freqüentes é a micose, que pode ser transmitida pelo uso de material não esterilizado das manicures.
Existe alguns cuidados necessários com as unhas como: evitar lixar a parte de cima da unha porque isso destrói a queratina; Cigarros e certos produtos químicos, como até mesmo esmaltes e removedores, podem ser prejudiciais às suas unhas e torná-las amareladas; Mantenha as unhas limpas, pois embaixo delas podem se depositar bactérias; As unhas devem ser cortadas retas na frente e ligeiramente arredondadas nas laterais para manter seu vigor máximo e evitar que encravem; Não roa as unhas. O hábito cria um terreno úmido e favorece infecções. Pode favorecer o crescimento irregular da unha.
Para quem tem unhas fracas uma dica é pintar com esmalte escuro e/ou fortalecedores. Mas caso não ocorra nenhuma mudança, a melhor coisa a se fazer é procurar um dermatologista que poderá receitar qualquer vitamina para melhor a saúde de suas unhas.
Maju Guaita

Nenhum comentário: