quarta-feira, 5 de março de 2008

SAÚDE - Previna-se contra este mal!

Uma das doenças que tem assustado as mulheres nos últimos anos é o Câncer de Colo do Útero. Ele é a terceira causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil, ultrapassando 3.000 óbitos por ano, ficando atrás apenas do câncer de mama. O câncer de colo do útero é uma doença causada pela infecção do vírus HPV, o qual pode ser transmitido através da relação sexual quando iniciada muito cedo ou quando a mulher tem muitos parceiros.
Outros fatores que pesam muito no diagnóstico da doença são: baixas condições sócio-econômicas; início precoce da atividade sexual; a multiplicidade de parceiros sexuais; tabagismo; higiene íntima inadequada; uso prolongado de contraceptivos orais entre outros.
Para a prevenção desta grave doença é necessário utilizar camisinha na hora da relação sexual e procurar fazer mensalmente o
PAPANICOLAU, exame que identifica se há caso de câncer ou não. Esta análise consiste na coleta de material citológico do colo do útero, sendo coletada uma amostra da parte externa e outra da parte interna. O tratamento consiste no uso de pomadas ou remédios indicados pelo médico.
ATENÇÃO: Toda mulher que tem ou já teve atividade sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente se estiver na faixa etária dos 25 aos 59 anos de idade.
Muitas mulheres ao receberem o diagnóstico do médico constatando que estão com HPV, ficam assustadas e já temem o pior, pois este é responsável por 100% dos cânceres do colo do útero, porém nem toda mulher afetada com este vírus pode vir a ter a doença.
A maioria da população sexualmente ativa entra em contato com o HPV e elimina espontaneamente o vírus de todo o organismo sem desenvolver qualquer sintoma e/ ou doença, alguns podem ter uma infecção durante 12 a 18 meses, e menos de 1% corre o risco de ter o câncer.
Não entre em pânico, a infecção pelo HPV não se transforma em câncer de um dia para o outro.( Maju Guaita)

Por isso o melhor é saber se prevenir. É a sua saúde que esta em jogo.

Use camisinha, sem camisinha não dá.

Nenhum comentário: