quinta-feira, 6 de março de 2008

CULTURA - A origem do Dia Internacional da Mulher


As mulheres de hoje em dia já não têm que provar que são tão competentes quanto os homens, pois os tempos mudaram e elas estão cada vez mais conquistando seus direitos.
No mundo atual, mulheres já são chefes de família, sustentam a casa, possuem os mesmos direitos trabalhistas em relação aos homens, e além de tudo são mães, esposas, amigas, companheiras, e desempenham suas funções de uma forma que nunca deixam de ter elegância e muito jogo de cintura.
Mas para chegarem a ser reconhecidas, valorizadas e terem um dia em sua homenagem, as mulheres tiveram que lutar e protestar para que tivessem uma igualdade na sociedade.
Em Nova Iorque, no dia 8 de março de 1857, 129 operárias de uma fábrica de tecidos chamada Cotton, decidiram realizar uma greve para reivindicar a diminuição da jornada de trabalho de 12 para 10 horas, aumento no salário, já que trabalhavam a mesma quantidade que os homens, mas ganhavam apenas um terço do salário recebido por eles, e mais respeito da parte dos patrões, pois eram espancadas e sofriam ameaças sexuais. Reprimidas pela polícia, as operárias tiveram que buscar lugares seguros dentro da fábrica, e aproveitando a situação, os donos da empresa juntamente com os policiais trancaram as 129 operárias no local e atearam fogo, matando todas carbonizadas.
Em 1908, cerca de 14 mil mulheres saíram marchando pelas ruas de Nova Iorque buscando os mesmos direitos que as operárias de 1857, e também o direito ao voto. Utilizavam o slogan “Pão e Rosas”, onde o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida.
Em 1910, aconteceu na Dinamarca a II Conferência Internacional de Mulheres, onde houve a proposta de que, em homenagem às operárias de 1857, fosse estabelecido como 8 de março o Dia Internacional da Mulher.
Então, para todas as mulheres, de todos os jeitos, lindas, inteligentes, meigas, compreensivas, elegantes, mães, amigas, esposas, namoradas, competentes, altas, magrinhas, baixas, gordinhas, loiras, morenas, ruivas, emotivas, duronas, determinadas, trabalhadoras, delicadas... Desejo, de mulher para mulher, que o próximo dia 8 de março seja repleto de cavalheirismo, gentilezas, homenagens, carinhos, delicadezas, e que nós mulheres, sejamos valorizadas por tudo o que somos, por tudo que fazemos, e por todas as batalhas que vencemos para chegar onde estamos!!! (Letícia Padilha - Jorge Martins)


Feliz dia Internacional da Mulher !!!

Nenhum comentário: