domingo, 13 de abril de 2008

SAÚDE- RISCO NO CASAMENTO


Mulheres comprometidas na mira da aids

O compromisso sério aumenta a confiança e diminue a prevenção

A pesquisa que eu vou citar a seguir foi realizada há uns seis meses, mas pela importância do caso me senti na obrigação de postar hoje.

Você sabia que 99% das mulheres portadoras de HIV que fazem tratamento na Policlínica Rafael Vaz e Silva em Porto Velho são casadas e têm filhos?

Pois é, companheiras é verdade e segundo a ginecologista Ana Lúcia Rangel a resistência dos parceiros em usar preservativo é o fator determinante para esse número assustador:

“As pacientes afirmam que os companheiros se recusam a usar camisinha mesmo que elas desconfiem dos maridos, se sujeitam a uma relação sexual insegura", comenta a médica que afirma que as mulheres têm um poder de superação bem maior do que os homens, pois são mais seguras e conscientes da necessidade do tratamento”.

Para ela, grande parte dos brasileiros aponta a camisinha como forma mais segura de prevenção, mas na hora do ato sexual essa realidade muda bastante:

"O uso do preservativo e a conscientização da população são as principais alternativas para evitar a doença”, disse.

A conclusão de Ana Lúcia é a mesma de um estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz. A pesquisa revela que 75% dos brasileiros com vida sexual ativa,sabem da importância da camisinha na prevenção de aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis, mas mesmo assim não se previnem.

Dados mais detalhados do estudo,constatam que 60% das mulheres entre 15 e 54 anos não costumam usar preservativos com seus parceiros, o que faz com que as mulheres casadas sejam portadoras de HIV.

O número se inverte quando os parceiros são eventuais, ou seja, quando não há um relacionamento constante entre o casal, fica em 33% a fatia de mulheres que não usam a camisinha.

Ainda ( 7/04/08), não há vacinas contra o vírus HIV. E há seis meses quando li esta pesquisa mais de 200 tentativas para encontrar a solução para o problema foram frustradas. Só por curiosidade ( E lógico porque sei que vão me cobrar dados mais atuais aqui hehe), no dia 30/03/08 uma manchete disse que os EUA estão tentando reverter o fracasso do ano passado e já testam uma nova vacina em animais, vamos esperar para ver o resultado. Mas por enquanto não há cura.

Eu sei que minha opinião não vai mudar a cabeça de mulheres que estão casadas ou que namoram há anos, quanto ao fato de usar ou não camisinha. Mesmo porque isso diz respeito ao corpo e a vida de cada um. Mas uma coisa é certa, a aids ta ai, não tem tratamento ( tem antiretrovirais) e pode contaminar a mim, a minha mãe ou a você, qualquer pessoa que de descuide está sujeito a se tornar soro positivo.

Confiar é uma coisa, agora arriscar a vida com uma doença que até agora não tem cura, aí já é falta ...de amor...de responsabilidade..de vontade de viver...etc.



POR ANDRESSA URBICK

Nenhum comentário: