quinta-feira, 3 de abril de 2008

CULTURA – Um livro sobre mulheres importantes do Brasil

O texto sobre Anita Garibaldi que foi postado na última semana, foi escrito com a fundamental ajuda do livro “Dicionário Mulheres do Brasil” de Schuma Schumaher e Érico Vital Brazil, e publicação de Jorge Zahar.
Este livro serve como uma ótima fonte de pesquisa, além de ser uma leitura prazerosa, contando a história de muitas mulheres que contribuíram para a nossa sociedade chegar ao nível que se encontra atualmente. Nele estão citadas mulheres de todas as raças, e que viveram nos diferentes períodos da história do nosso país e, que por algum ato, deixaram suas marcas.
Para a realização e conclusão do livro, foram necessários três anos de pesquisa e a publicação aconteceu no ano 2000. Neste mesmo ano, começou o trabalho para a divulgação, sendo que várias cidades brasileiras foram visitadas.
Em cada reunião de mulheres, o livro era apresentado e temas como direitos das mulheres, a condição em que se encontram na sociedade eram discutidos. Além das discussões, aconteciam shows, poesia e atividades culturais. Com a ajuda de colaboradores, pesquisadores, editores, fotógrafos entre outros, o livro possui 568 páginas e cerca de 270 ilustrações. Vale a pena dar uma conferida, saber um pouco da participação e colaboração das mulheres para o desenvolvimento do Brasil. Também conhecer quem foram as heroínas da história. É cultura para todas as idades.
(Letícia Padilha- Jorge Martins)

Um comentário:

Unknown disse...

Adorei a dica sobre o livro! Obrigada!