sexta-feira, 4 de abril de 2008

COMPORTAMENTO - Consciência nossa de cada dia


È impressionante como a modernidade e a correria do dia a dia fizeram com que as pessoas se esquecessem de alguns princípios básicos. Acredito por sinal que deixaram de lado um dos mais importantes, a educação. Acordo de segunda a sexta às cinco e meia da manhã para poder estudar do outro lado da cidade, confesso que o que me inspira é o nascer do sol que aponta por detrás das montanhas, respirar o ar matinal é para mim é o reflexo da importância de estar vivo. È uma pena que muitos não tenham o mesmo privilégio, lamento profundamente que não possuam fragmentos da mesma percepção que tenho deste momento. A verdade é que as pessoas mergulhadas em seus afazeres cotidianos mal percebem o espetáculo que as cerca, mal notam umas as outras.
De volta a realidade me deparo com cenas irritantemente desagradáveis ao chegar ao terminal de ônibus. A suprema raça humana como num passe de mágica passa de evoluída a primitiva, é a maior ausência de educação por metro quadrado. Cara amarrada corre, empurra, da cotovelada. As portas do estábulo foram abertas, corram ou vão perder seus lugares, que vença o mais sem noção. Tudo por um lugar no banco. As senhoras cedem lugar aos marmanjos, que fingem sono profundo, crianças são quase imperceptíveis aos olhos dos ignorantes. Porque ignorante segundo nosso Aurélio é o indivíduo que ignora. Observando essa quase selvageria me vem o pensamento de como o homem ao longo de seus dias se tornou singular, produto único e exclusivo do seu eu.
Tento de várias maneiras não me contaminar, desejo bom dia, mantenho a calma, mas percebo que a grande maioria me observa como se eu fosse anormal, louca. O que eles não sabem é que permanecerei como uma rocha, intacta, talvez com algumas perfurações, mas guardando algo raro e precioso em mim, afinal educação vem de berço.

Ana Maria Sampaio

Um comentário:

Adriana Amaral disse...

essa tua crônica está muito boa Ana! fiquei pensando em tudo que passo no meu dia a dia. abs